6 Dicas para ajudar a criar o nome da sua empresa ou marca de produtos ou servicos
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6 Dicas para ajudar a criar o nome da sua empresa ou marca de produtos ou servicos


1) Tenha certeza da sua Visão

Toda empresa deve ter um diferencial que será refletido no nome da empresa, na identidade visual, no time e, principalmente, na mensagem que ela irá passar ao mundo.

2) Seja Diferente

Existem algumas características do seu negócio que podem estar presentes no nome como forma de diferenciação: Por Segmento: Nesse tipo, você utiliza algum termo relacionado ao seu business para caracterizar o negócio, podendo ser complementar ou o nome da empresa de fato.

Ex: O aplicativo para pedir táxis por smartphones 99Táxis. Por Regionalização: Para as empresas que querem se diferenciar por fazer parte de um mercado local. Geralmente pequenos negócios utilizam-se dessa estratégia.

Ex: Um hotel que fica em uma famosa praia da cidade e leva o nome do local, como o Hotel Praia do Forte. Por Público: Aqui você vai focar no seu público e em seu comportamento para incorporar no nome da sua empresa .

Ex: Uma loja de roupas para nerds assumidos, que se chama Geek Store, ou o nome de uma loja de roupas para mães e seus filhos pequenos, como a Bebê Store. Por Produto: Nesse modelo você já vai dar a ideia exata do que é seu business ou mesmo produto no nome. Esses casos facilitam a compreensão do consumidor e geralmente são nomes mais fáceis de lembrar.

Ex: Casa do Pão de Queijo – claro, direto e dá até fome né? Outro bom exemplo é da Apple, que criou uma família de produtos “I”, iPhone, iPod, iMac… Uma ótima estratégia de branding para marcar o consumidor. Por Inovação: Para as marcas que estão lançando novos produtos ou serviços inovadores no mercado, uma boa estratégia é ter um nome criativo que “fale” pela inovação.

Ex: O Instagram apostou nessa estratégia. Eles queriam um nome que remetesse ao ato de “Gravar” algo “Aqui e Agora”, e pronto, um nome forte e marcante.

3) Curto e Direto

As siglas e os nomes curtos são ótimas opções também, pois são mais fáceis de memorizar e até de falar! Uma boa estratégia para criar um nome curto é tentar utilizar as iniciais dos sócios ou do produto. Mesmo que você crie um nome longo, você pode criar uma marca que utilize a sigla em sua composição.

Veja alguns exemplos:

GSK: GlaxoSmithKline

NASA: National Aeronautics and Space Administration

GM: General Motors

C&A: Clemens e August Brenninkmeijer (Irmãos fundadores)

4) Converse com seu público

Uma prática que instigamos sempre em nossos clientes de criação de nome é que eles busquem o público deles e apresente as opções de nomes para eles falarem! É importante perceber como seu cliente vai pronunciar o nome, e principalmente, o que ele entende que aquela empresa faz só pelo nome.

5) Simplifique

Muitas vezes os nomes pecam pela ausência de simplicidade. As vezes escolher um nome que remete a algo específico, ou mesmo história, nem sempre pode ser algo que de fato expresse a sua personalidade. Não tenha medo de CRIAR! Busque referências, mas não se prenda a elas. Nem sempre o nome vai estar inteiramente ligado ao negócio da empresa, mas uma pronúncia forte e fácil é essencial.

Exemplo da Red Bull, marca de energético que tem em seu nome duas palavras de pronúncia e significado fortes (“Red” – Vermelho e “Bull” – Touro). Lembre-se!!!! A sua marca deve ser algo acessível e não algo que as pessoas lutam ou tenham vergonha de falar por não conseguirem pronunciar.

6) Faça um Brainstorming

Nenhuma ideia é ruim ou errada. Não vale cortar as idéias das pessoas, isso acaba inibindo e prejudicando a sugestão de novas ideias; Escreva todas as sugestões no papel, não descarte nenhuma. Somente no final, escolha as melhores e debata sobre elas. Lembramos sempre aos nossos clientes que nome é algo muito pessoal, e estamos aqui para estimular, auxiliar e desenvolve-los neste processo.

Nos já criamos mais de 60 identidade visual, algumas delas auxiliamos os empresários a criar o nome da sua empresa e marca. Se você tiver um projeto e quer o auxílio de uma agência profissional conte conosco, entre em contato e solicite uma proposta. 

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