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Defina seu Público Alvo e a Persona


Conhecer seu público-alvo é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, apenas compreendendo bem o perfil do seu cliente você será capaz de estabelecer uma comunicação eficiente e desenvolver produtos e serviços para atender às suas necessidades específicas.

 

Persona é diferente de Público-alvo

 

O público-alvo de uma empresa pode ser definido como um grupo de pessoas com características em comum, que podem ser idade, gênero, profissão, entre outros fatores mais gerais. A persona, por sua vez, é a representação do cliente ideal da sua empresa, construída de forma humanizada e personalizada para o seu negócio.

 

Portanto, enquanto a definição de público-alvo se preocupa com as características gerais de seu cliente, a definição de persona busca compreender um pouco mais a fundo seus problemas, dúvidas e objetivos.

 

Público-alvo:

 

Definição ampla;

Trabalha com um conjunto maior de pessoas e com dados demográficos;

Não se refere a alguém específico, mas a uma parcela maior da população;

Não fala sobre hábitos do potencial comprador.

 

Persona:

 

Definição específica;

Personagem bem detalhado;

Traz detalhes sobre hábitos, comportamentos, lazer e trabalho;

Retrata o seu consumidor ideal.

 

 

Por que uma Persona pode auxiliar na estratégia do seu Negócio?

 

A criação de personas é vista como um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de resultados. É uma forma de enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, obter maiores chances de sucesso. Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe falando português para quem só entende grego.

 

Benefícios  da Criação de Personas:

 

Determina o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;

Define o tom e o estilo de seu conteúdo;

Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;

Define os tópicos sobre os quais você deve escrever;

Detalha o público, com suas especificidades, de acordo com cada produto/serviço da empresa (várias personas).

 

 

Como criar uma Persona?

 

Com base nos dados estatísticos da sua base de clientes ou mesmo realizando uma pesquisa, você pode detalhar melhor o personagem que representa o seu cliente ideal. Para definir as personas, será necessário elaborar os seguintes dados:

 

Nome da persona (fictício);

Sexo;

Idade;

Cargo ou Ocupação;

Ramo de atividade;

Nível de Escolaridade;

Meios de comunicação mais utilizados;

Desafios profissionais da persona;

Objetivos pessoais da persona;

Principais atividades de lazer da persona.

 

É claro que você pode adicionar ou remover alguma dessas informações de acordo com o ramo do seu negócio. Por exemplo, se a sua loja vende artigos esportivos, sua persona precisa evidenciar quais esportes pratica ou gosta.

 

Ressaltamos também que as personas não podem ser criadas por meio de suposições, especulações ou palpites. Utilize dados reais de banco de dados, pesquisas, entrevistas e tudo que possibilitar você conhecer melhor o seu cliente.

 

Com o público-alvo e a persona de sua empresa bem definidos, sua empresa terá mais sucesso na promoção de seu negócio.

 

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